Estresse e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
O mundo atual requer muitas vezes do ser humano, mais do que ele pode oferecer. A relação existente entre a satisfação e a tensão, pode provocar o desequilíbrio nos levando a atitudes irracionais.
O estresse tem duas vertentes muito interessantes, que são o distress e o eutress. A idéia de distress está muito ligada à evolução do conceito de estresse. A incapacidade para superar a vivência de experiências estressantes desgasta o indivíduo, levando a uma ruptura do seu bem estar individual, o que constituiria o distress.
Os estímulos positivos ou agradáveis podem levar à possibilidade de eustress, que são aquelas sensações de satisfação que temos, tais como estar em um ambiente aconchegante, ao lado de pessoas interessantes, com a família, praticando um esporte, enfim, é quando se está fazendo alguma coisa que te dê prazer.
Podemos dizer que o fenômeno de estresse não é por si só negativo, o que o caracteriza é sua tipologia perante a pessoa que o vivência. Então conclui se que sentir motivação, alegria, satisfação e confiança, provoca uma reação de adaptação positiva no organismo com conseqüente estado psicológico favorável. Isso também é estresse, ou seja, é o lado positivo daquilo que se achava que era apenas ruim.
Por isso que a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), vem sendo muito explorado e exercido nas empresas. Pois quanto menos desequilibrado, desmotivado ou estressado o individuo estiver, mais rendimento ele terá para desempenhar suas funções. E com esta visão, as empresas investem alto em programas que possam ajudar seus colaboradores a estarem mais aptos ao trabalho. Programas como ginástica laboral, campanhas anti tabagismo, de acompanhamento da pressão arterial, vacinação, práticas esportivas, acompanhamento nutricional, alcoolismo, dentre outras,tem o objetivo de proporcionar aos funcionários o gerenciamento de sua saúde e estilo de vida, condições de bem estar pessoal e profissional, melhoria dos relacionamentos interpessoais, melhoria de satisfação com o trabalho e redução de riscos.
Então vamos tentar estimular o nosso estresse positivo, fazer coisas que nos sejam prazerosas, pois a rotina do nosso dia a dia muitas vezes, privam a realização daquilo que gostamos de desempenhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário