A tecnologia de QVT pode ser utilizada
para que as organizações renovem suas formas de organização no trabalho, de
modo que, ao mesmo tempo em que se eleve o nível de satisfação do pessoal, se
eleve também a produtividade das empresas. As reformulações a nível do trabalho
em si que constituem o objetivo principal das ações implicadas na QV, visando
garantir maior eficácia e produtividade, e ao mesmo tempo, o atendimento das
necessidades básicas dos trabalhadores.
Quando adequadamente proposto um programa de QVT tem como meta
“gerar uma organização mais humanizada, na qual o trabalho envolve,
simultaneamente, relativo grau de responsabilidade e de autonomia a nível do cargo,
recebimento de recursos de “feedback” sobre o desempenho, com tarefas
adequadas, variedade, enriquecimento do trabalho com ênfase no desenvolvimento
pessoal do indivíduo”.
A melhor qualidade de vida os trabalhadores é o alicerce para implantação
da Gestão da Qualidade Total, porque a participação é fundamental para o sucesso,
a Qualidade Total só se faz através de pessoas, e somente atendendo as
necessidades das pessoas e as desenvolvendo, maximizando as suas
potencialidades, é que a empresa se desenvolverá e atingirá suas metas.
Quando ocorre desequilíbrio entre os
investimentos tecnológicos em detrimentos dos cuidados com o fator humano, o
desempenho do cliente interno, que é o empregado, fica comprometido pelos baixos
níveis de satisfação, afetando o atendimentos as exigências do cliente externo,
inviabilizando as estratégias voltadas para a melhoria da qualidade dos produtos e
serviços.
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