O setor de Recursos Humanos além de ter o desafio de promover iguais oportunidades
de emprego, também procura melhorar a qualidade de vida no trabalho. Os esforços para
melhorar a qualidade de vida no trabalho procuram tornar os cargos mais produtivos e
satisfatórios. Quando os cargos precisam ser reformulados, muitas vezes, as mudanças são
feitas por gerentes operativos sem o envolvimento direto do setor de Recursos Humanos. Já
outros gerentes buscam a assistência desse departamento, porque este pode ajudar a combinar
as necessidades humanas com as do cargo. Os especialistas de pessoas precisam estar
informados a respeito de como melhorar a qualidade de vida no trabalho por meio a
reformulação de cargo. Fatores que influenciam o projeto de cargo e qualidade de vida no
trabalho.
A qualidade de vida no trabalho é um desafio importante à administração do setor de
Recursos Humanos. As exigências sobre o projeto de cargo são organizacionais, ambientais e
comportamentais. Quando são cuidadosamente consideradas e conseqüentemente combinadas
com um projeto apropriado do cargo, o resultado é um cargo produtivo e satisfatório. Mas
quando os insumos ou produtos desejados são omitidos, resultam problemas. Os elementos
organizacionais do projeto de cargo dizem respeito à eficiência e os cargos projetados
eficientemente permitem que um trabalhador altamente motivado e capaz consiga o máximo
de produção.
Um problema com alguns cargos é que eles têm falta de qualquer identidade de tarefa.
Os trabalhadores não podem apontar alguma peça de trabalho completo quando um cargo tem
falta de identidade. Eles têm pouco senso de responsabilidade e podem não sentir orgulho
pelos resultados. Depois de completarem seu trabalho, podem sentir pouco senso de
realização. Quando as tarefas são agrupadas de modo que os empregados sintam que estão
fazendo uma contribuição identificável, a satisfação no cargo aumenta de modo significativo.
Os elementos comportamentais de projeto de cargo informam os especialistas de
pessoal para acrescentar mais autonomia, variedade, identidade de tarefa e retroinformação.
Mas os elementos de eficiência apontam para maior especialização, menor variedade,
autonomia mínima e outros elementos contraditórios. Assim, tornar os cargos mais eficientes
pode fazer com que sejam menos satisfatórios. Inversamente, cargos satisfatórios podem
revelar ser ineficientes.
A fim de aumentar a qualidade de vida no trabalho, para os que têm cargos que não
ofereçam oportunidades para realização, reconhecimento e crescimento psicológico, os
setores de Recursos Humanos podem usar uma variedade de métodos a fim de melhorar os
cargos através de reformulação. As técnicas mais amplamente praticadas incluem rotação de
cargo, aumento de cargo e enriquecimento de grupo de trabalho. Essas técnicas, usualmente,
são referidas como programas de qualidade de vida no trabalho.
Isto mostra a amplitude de um programa genuíno de qualidade de vida no trabalho,
que deve vislumbrar as necessidades humanas de todos os níveis. É preciso ultrapassar o
paradigma no qual a busca de motivação e da qualidade de vida esquece ou, simplesmente,
ignora, a satisfação das necessidades superiores.
fonte:http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev03-12.pdf
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